Bento Gonçalves: o Vale dos Vinhedos

Considerada uma das principais cidades da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é conhecida pelas vinícolas. Situada a 130 quilômetros de Porto Alegre (RS), a cidade é uma ótima opção para quem busca uma viagem romântica ou deseja aproveitar os meses de clima mais frio.

É lá que estão localizadas as vinícolas famosas, como Salton, Aurora, Miolo e Casa Valduga. Também se destacam as que produzem vinhos artesanais, de acordo com as tradições trazidas pelos imigrantes italianos. “Com cerca de 30 vinícolas na região conhecida como Vale dos Vinhedos, a visita a pelo menos uma delas é obrigatória. É possível ver todas as etapas da produção de vinhos e espumantes, desde a chegada da uva até o engarrafamento”, diz Eder Soares, gerente da loja CVC do Shopping Praça da Moça, em Diadema (SP).

Em relação às demais atrações, uma das mais procuradas é o Passeio de Maria Fumaça, no qual o passageiro embarca em uma locomotiva do século 20 e segue por um passeio de duas horas até a cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi, onde é recepcionado com degustação de vinhos. Durante a viagem de 23 quilômetros há apresentações de músicas italianas e gaúchas.

Quem gosta de história, pode fazer o roteiro do Caminho das Pedras, um dos mais bonitos da Serra Gaúcha. Em um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros, contempla-se cenários com casas construídas em pedra ou madeira que datam a época da chegada dos primeiros imigrantes italianos à região. Durante o caminho, há degustação de vinho e até de café colonial.

Programe-se também para visitar o Parque Epopeia Italiana, onde atores caracterizados de imigrantes contam a história dos italianos que chegaram e se instalaram na cidade. Para isso, eles utilizam cenários, músicas e luzes para entreter os turistas. Já o Museu do Imigrante conta toda a trajetória dos imigrantes na cidade e apresenta aspectos culturais importantes na região, como o cultivo da uva e a arte sacra.

Se você programar sua viagem para o verão, as parreiras estarão repletas de cachos de uvas prontos para se tornarem uns dos melhores vinhos do mundo. Esse período tem o nome de Vindima, com os costumes e as práticas mais tradicionais da cultura do vinho em celebração ao resultado de meses de trabalho no cultivo da fruta, que se tornou o símbolo da região.

Além dos vinhos, a cidade de Bento Gonçalves oferece a autêntica gastronomia italiana com muita massa, carnes, queijos e cervejas artesanais.

 


 

A CVC oferece pacotes para essa e outras cidades da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela. Para consultar as opções, entre em contato com a loja do Shopping Praça da Moça, enviando e-mail para loja.7890@cvc.com.br ou telefone (11) 4057-8600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *