Cinco atividades físicas para perder peso com saúde

Para emagrecer, não existem fórmulas mágicas. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as atividades físicas também fazem toda a diferença nessa batalha contra a balança. De acordo com o professor de educação física pós-graduado em Pilates, Felice Trama, todo tipo de esporte e exercícios são essenciais na perda de peso, porém, existem alguns mais específicos que os outros, resultando em uma melhor queima de gordura e metabolização. “Vale lembrar que, além da saúde física, a prática de exercícios é um excelente aliado nos tratamentos de doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade”, apontou ele.

Para dar início a um novo estilo de vida, o ideal é dar cada passo de forma moderada para adaptação e, principalmente, ter passado por uma avaliação médica; e isso é válido para qualquer tipo de atividade física. “Segundo a OMS –Organização Mundial da Saúde –, a prática regular de exercícios por 30 minutos cinco vezes na semana, é o ideal para adquirir o hábito saudável”.

Corrida
Para obter resultados, o mais indicado é treinar para que a frequência cardíaca chegue a 75%, ou seja, forte o suficiente para suar. Isso aumenta o gasto calórico pós-treino e mantém um precioso estímulo ao desenvolvimento das fibras musculares e, quanto mais fibras, mais calorias são queimadas, até mesmo trabalhando ou dormindo.

Natação
É um dos esportes mais recomendados e completos que existem. Por não ter impacto, não colocam em risco ossos e articulação. Além de auxiliar na perda de calorias, a natação também ajuda a fortalecer os músculos, reduz o risco de doenças, fortalece a musculatura e amplia a capacidade respiratória.

Spinning
Com bicicletas ergométricas que simulam condições extremas de subidas e descidas, as aulas de spinning reúnem um professor cheio de gás, músicas agitadas, ação e adrenalina. Os principais benefícios: melhora da pressão arterial, ajuda no controle da diabetes, melhora do sistema respiratório, entre outros.

Dança
Dançar é um jeito descontraído de movimentar o corpo. Cada tipo de dança possui grau e intensidade diferentes, entretanto, as danças mais intensas e coreografadas podem ajudar a eliminar até 500 calorias por hora. Entre as mais indicadas estão a dança de salão, street dance, lambada, samba, salsa e dança do ventre.

Musculação
É uma das atividades que mais emagrecem e com baixo índice de lesão. Ao alternar os exercícios de membros superiores e inferiores com corrida (a cada cinco exercícios, três minutos de corrida), a frequência cardíaca é mantida alta, fazendo com que a metabolização seja muito melhor.