Ciomed: a segurança na gestão do trabalho

A Ciomed foi fundada em 2008 pelo engenheiro civil Luis Souza (com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) e pela sua esposa, cirurgiã dentista, Joelma Linhares Feijó (pós-graduada em Odontologia do Trabalho), com o propósito de suprir as demandas de serviços em saúde e engenharia ocupacional na região do Grande ABCDM. 

A empresa oferece: engenharia civil (com projetos, laudos e perícias); saúde e engenharia do trabalho (integrado com SESMET), exames, atendimentos médico e odontológico, treinamentos e programas que conferem as normas regulamentadoras do Mte., (PPRA, PCMSO, PPP, GRO, PGR, LTCAT) perícias trabalhistas, palestras, assessoria e consultoria na implantação do e-Social.

“Atendemos a todo segmento empresarial, pois quando a saúde ocupacional recebe atenção primária, garante-se ao indivíduo e ao coletivo da empresa a promoção e prevenção em saúde e proteção aos agravos (redução de danos). Também a manutenção da saúde, a qual garante o bem-estar físico e mental de todos”, disse Souza

 Segundo o engenheiro, quando as normas são atendidas há uma notória diminuição dos processos trabalhistas por acidente/ou doenças psicossomáticas adquiridas do trabalho e a redução dos números de absenteísmo. O colaborador quando tem a atenção básica laboral, utiliza menos o SUS – Sistema Único de Saúde – e a UBS – Unidade Básica de Saúde –, a procura de atestados para salvaguardar a remuneração de um dia de trabalho.

Souza também destaca a importância da odontologia do trabalho pelos mesmos fatores. “A prevenção em saúde bucal se faz necessária uma vez que diagnosticada pelo profissional e entendido pelo colaborador o processo saúde/doença causado pelo ambiente de trabalho, este é orientado quanto a promoção e prevenção em saúde bucal evitando assim doenças diversas”, explicou.

Filho de Diadema

Natural de Diadema (SP), aos 18 anos, Souza iniciou o curso de engenharia civil pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza – no Ceará. Ao finalizar a graduação retornou à São Paulo onde fez pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Hoje é pós graduando em Engenharia Clínica, pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Ao longo de 13 anos de existência da Ciomed, o engenheiro afirma que, tão embora o custo para se ter uma empresa no Brasil seja alto, se faz necessário o atendimento as NR’s – Normas Regulamentadoras – existentes na legislação, pois isso mostra que há um retorno para a empresa e toda a sociedade no quesito saúde e bem estar.

Atendimento diferenciado

Devido aos serviços especializados, rápidos, eficientes e com preços justos, e com condições de pagamento (PAY-PER-USE) oferecidos pela Ciomed, houve uma maior demanda no fluxo de atendimento, levando-os a ampliação física da empresa, a contratação de pessoal qualificado e aquisição de novos equipamentos. “Todos os nossos equipamentos são aferidos e devidamente registrados, com a manutenção em dia. Isso nos dá credibilidade perante os órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho e empresas certificadas com sistema ISO´s, inclusive na geração de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário para Aposentadoria Especial”, detalha o engenheiro.

Futuro

 Por meio da ACE Diadema, Souza acredita no melhor desempenho e sustentabilidade do setor da saúde ocupacional. Assim como já existe o Núcleo dos Contadores, ele aposta no sucesso da criação do Núcleo dos Engenheiros.

“Será de grande valia para cadeia comercial e industrial, uma vez que poderemos minimizar os custos de serviços (renovação de AVCB, laudos, projetos, plantas, entre outros)”, falou ele que valoriza os trabalhos desempenhados pela Associação. “Vejo esforços para todos os setores, inclusive, nos últimos dez anos a ACE teve um crescimento maravilhoso a partir da sede própria, trazendo a JUCESP, o Sicredi, um auditório para diversas palestras e treinamentos etc. Neste contexto, cabem diversos novos projetos e parcerias para que possamos repaginar a cidade, almejando a recuperação local e diminuindo custos operacionais”, encerrou Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *