Covid-19: Diadema recebeu mais 5.990 doses de vacinas

A Central de Imunobiológicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema recebeu uma nova remessa de vacinas de Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan). São mais 5.990 doses à disposição do município.

Deste lote, 590 serão destinadas às segundas doses (D2) dos idosos entre 80 e 84 anos (22% referente ao mesmo quantitativo de D1 enviado anteriormente) e 5.400 que serão divididas para as primeiras doses (D1) de idosos entre 75 e 76 anos (10% da grade estimada) e D1 dos idosos de 72 a 74 anos (100% da grade estimada).

Imunização de pessoas entre 72 e 74 anos

Com mais essa grade recebida e o saldo em estoque, Diadema poderá dar início, a partir da segunda-feira, dia 22 de março, a vacinação em um novo grupo prioritário: pessoas entre 72 e 74 anos (público estimado de 4.872 pessoas segundo informações do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológico), e será possível continuar atendendo os idosos acima de 75 anos.

Com esse novo quantitativo, Diadema contabiliza o recebimento de 36.456 doses, sendo 28.536 Coronavac e 7.920 doses da Covishiel (AstraZeneca-Oxford/Biomanguinhos).

O município respeita os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização, e aguarda novas remessas de imunizantes para dar início à imunização dos demais públicos da campanha de vacinação.

Cadastro e agendamento

Aqueles idosos que estiverem dentro da faixa etária apta a tomar a vacina e que já possuem cadastro ativo na UBS não precisam se preocupar que a unidade entrará em contato para avisar o dia e horário da aplicação. No dia agendado basta comparecer à UBS munido de documento pessoal com foto e comprovante de endereço de Diadema.

Já os idosos que ainda não são cadastrados podem realizar o cadastramento online disponibilizado no site da Prefeitura de Diadema, no link: http://vacinacovid.diadema.sp.gov.br/cadastro , e aguardar que a equipe da unidade fará o contato no telefone informado no preenchimento do formulário para convocar o idoso para tomar a primeira dose.

Aqueles que precisam tomar a segunda dose devem procurar a unidade onde tomou a primeira dose, respeitando o dia que está agendado no cartão de vacinação.

Em caso de dúvida, basta um familiar procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa com os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de endereço do idoso que os profissionais farão os esclarecimentos necessários.

Balanço da Vacinação 

Segundo dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 do dia 17 de março, da Prefeitura de Diadema, foram vacinadas 18.869 pessoas com a 1ª dose e outras 7.655 com a 2ª dose.

Segundo acompanhamento de cobertura vacinal das primeiras doses feita pela equipe de Vigilância a Saúde, baseado na estimativa da população pelo IBGE, Diadema vacinou 94% dos idosos acima de 90 anos; mais de 100% dos idosos entre 85-89 anos e dos idosos entre 80-84 anos e está com cobertura de 89,5% entre os idosos de 75 a 79 anos.

“Importante lembrar que a meta de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização é de 90% para cada público-alvo, então todo o empenho das equipes para alcançar as metas está dando resultado”, afirmou Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Diadema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *