Lençóis Maranhenses: a beleza que enche os olhos

Para quem gosta de viajar e está sempre planejando o próximo destino, é essencial visitar os Lençóis Maranhenses. Trata-se de um dos pontos turísticos mais belos do Brasil com características e belezas ímpares. É imperdível!

Quando se fala em Maranhão, é praticamente unânime o desejo dos viajantes de conhecer os Lençóis Maranhenses – principal ponto turístico do estado que fica a 250 quilômetros da capital São Luís. Localizado no município de Barreirinhas, possui o fenômeno das lagoas interdunares à beira-mar, formando um cenário único e especial.

O período ideal para conhecer os Lençóis Maranhenses é durante e após a temporada de chuvas, entre os meses de abril e agosto. “Nesses meses, as lagoas ficam cheias e a paisagem ganha os contornos com dezenas de piscinas de água doce em meio às dunas”, comenta o gerente da loja CVC do Shopping Praça da Moça, em Diadema (SP), Eder Soares. “A partir de setembro fica mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos”, alertou.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é considerado o maior parque de dunas do Brasil, ocupando uma área de 155 mil hectares. Embora a área protegida seja a principal atração, a região ainda conta com diversos passeios, como o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins.

Também é possível conhecer a Praia do Caburé e fazer passeios pelos rios Preguiças e Formiga. “Para quem gosta de esportes, a região é ótima para a prática de kitesurfe, além de percursos cheios de aventura em veículos 4×4, ou mesmo apreciar as belezas dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo”, sugere Soares.

Principais passeios:

Circuito Lagoa Azul

Um dos mais famosos passeios de Lençóis – esse circuito parte de Barreirinhas e o roteiro mais comum inclui visita à Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz, Lagoa do Peixe e, claro, à Lagoa Azul.

Circuito Lagoa Bonita

Este circuito se destaca por uma subida íngreme de duna com 30 metros de altura, feita com ajuda de uma corda. O esforço será compensado por uma das vistas mais belas do Parque Nacional. O trajeto inclui: Lagoa do Maçarico, Lagoa do Clone e Lagoa Bonita.

Circuito Lagoa das Emendadas

O passeio sai da cidade de Santo Amaro e começa a bordo de um veículo 4×4, mas o trecho final é feito a pé. São pelo menos quatro horas para aproveitar esse lugar único, já que a Lagoa das Emendadas é considerada uma das mais especiais do destino.

Canto de Atins

O povoado de Atins é um lugar tranquilo e descolado, com ares de Trancoso e Jericoacoara, mas ainda bem pequeno. Tem sido apontado como um bom point de kitesurfe, já que fica à beira-mar, entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas.

Alimentação

Quando o assunto é gastronomia, a região oferece muitos pratos típicos, como peixada, caldeirada, camarão no abacaxi, arroz de cuxá, galinha caipira, tapioca e carne de sol. Frutas como caju, bacuri e buriti rendem sucos deliciosos.

 


 

A CVC oferece diversos passeios com saídas em Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Para consultar pacotes para o destino, entre em contato com a loja do Shopping Praça da Moça, enviando e-mail para loja.7890@cvc.com.br ou ligando no (11) 4057-8600.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *