Olheiras: como tratar o problema

As olheiras – localizadas nas pálpebras inferior dos olhos – afetam homens e mulheres, sendo a genética a maior causa, mas podem ser agravadas por cansaço, insônia, estresse, TPM, exposição solar, tabagismo, excesso de bebida alcoólica e, até mesmo, a não remoção de maquiagem. Existem alguns tipos de olheiras, sendo: pigmentar, estrutural, vascular e mista, e elas são amarronzadas, avermelhadas ou azuladas.

“O inchaço sob os olhos em momentos de fadiga ocorre por hereditariedade, retenção de líquidos, alergias, reação a medicamentos ou falta de sono”, explica o médico Dr.  Marcelo Nascimento, pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Ciências Médicas/MG.

As olheiras se formam em qualquer fase da vida, até mesmo durante a infância. É mais frequente em tons de peles mais morenas e negras, devido ao acúmulo de melanina na região dos olhos.

“Existem diferentes tratamentos naturais que ajudam a reduzir significativamente a inflamação e, graças a isso, é possível esconder esse problema na rotina diária”, detalha Dr. Marcelo. Para o tratamento ser eficaz, é necessário investigar qual o tipo das olheiras da pessoa. Intervenção cirúrgica também é uma opção (blefaroplastia).

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, aplicações com soluções à base de hidroquinona e alguns tipos de ácido (como o kójico e o azeláico) são efetivos para um clareamento da região, mas o resultado é temporário.

Dicas para reduzir as olheiras:

1- Descanse bem: o cansaço e o estresse são as principais causas de olheiras. É muito importante dormir pelo menos oito horas por dia, sem interrupção e fazer atividades que ajudam a relaxar. Sem o descanso adequado, as olheiras não desaparecerão;

2- Reduza o consumo de sal: este ingrediente é uma das causas de retenção de líquidos e, consequentemente, o aparecimento das olheiras;

3- Aumente a ingestão de água: consuma pelo menos 2 litros de água por dia, é muito benéfico para a saúde em geral. Quando se bebe uma boa quantidade de água, o corpo elimina mais fácil os fluídos e todas as toxinas que afetam o seu funcionamento. E, graças a isso, reduzirá a problema de olheiras, além de prevenir a ocorrência.

4- Adicione na dieta alimentos diuréticos.  Eles ajudam na digestão e a eliminar os fluídos corporais;

5- Cuide bem da hidratação da pele do rosto: olheiras também podem aparecer por causa do ressecamento ou exposição ao sol, já que ocorre a destruição das fibras de colágeno e elastina da pele fina ao redor dos olhos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *