Outubro Rosa: a importância de prevenir-se

Começou em todo o Brasil a companha Outubro Rosa – período em que diversas ações são realizadas para alertar as mulheres a prevenir-se do câncer de mama. A ACE Diadema já deu o seu passo a favor dessa mobilização

A partir desta segunda-feira, 05 de outubro, a Associação Comercial e Empresarial de Diadema iniciou a campanha de prevenção “Outubro Rosa” e, antecipou as ações do “Novembro Azul”. Para estimular mulheres e homens a se prevenirem do câncer de mama e câncer de próstata, serão distribuídas 240 máscaras personalizadas.

“Entregaremos gratuitamente aos nossos associados um pacote com máscara, laço e informativo sobre a importância em realizar o diagnóstico precoce desses tipos de câncer que, infelizmente, são bem comuns entre homens e mulheres. Quanto mais disseminarmos essa informação e estimularmos as pessoas, mais vidas serão salvas”, comentou o presidente da ACE Diadema, José Roberto Malheiro. “A divulgação é a principal ferramenta que temos para prevenir o câncer de mama e de próstata, e a ACE Diadema faz a sua parte”, concluiu.

A saúde da mulher

A cada ano, o Outubro Rosa ganha força e encoraja as mulheres a olharem mais para si mesmas e a cuidarem de sua saúde (física e psicológica). O movimento teve início na década de 1990, nos EUA, por meio da Fundação Susan G. Komen que organizou uma corrida de rua e distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes. A ideia se espalhou pelo mundo.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e é a segunda causa de todas as mortes femininas, atrás somente das doenças do sistema circulatório. Quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, tem até 95% de cura.

No mundo, uma a cada oito mulheres desenvolvem essa doença e, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, são estimados para 2020 mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. E, pelo diagnostico tardio, a taxa de mortalidade é de 25%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *