Palestra para contadores: finanças para empresários contábeis

A Associação Comercial e Empresarial de Diadema abriu a temporada de eventos de 2022. No dia 12 de janeiro (quarta-feira), realizou juntamente com o Núcleo de Contadores uma palestra que trouxe o tema Finanças para Empresários Contábeis, ministrada pelo consultor contábil e financeiro, Rodrigo Januário da Silva.

O especialista alerta que a finança é um dos aspectos mais importantes da gestão empresarial, incluindo as decisões relativas ao uso e aquisição de fundos para as empresas. “As demandas de finanças são importantes na rotina dos contadores, mas alguns profissionais focam apenas na parte contábil. Acredito que muitas oportunidades são perdidas por falta de interesse neste tema”, salienta Silva.

Durante a palestra, o consultor trouxe informações de uma maneira direta e mostrou aos participantes a importância desta área, fazendo-os refletir sobre as oportunidades de negócios.

A palestra foi dividida por tópicos, sendo: Finanças Corporativas; Gestão Financeira; Planejamento financeiro; Tipos de orçamentos; Gestão de recebíveis e Projeções. Entre eles, Silva acredita que o tema “Gestão Financeira” é o mais importante, uma vez que administração financeira é o ramo das finanças que se preocupa com a aplicação das técnicas de gestão. “Toda a empresa precisa de uma boa gestão. É necessário profissionais que se preocupam com o dinheiro, com o planejamento financeiro e as projeções para maximizar o negócio”, explica.

Uma dica importante que Silva apresentou durante a palestra foi as projeções para um plano de receitas, custos e despesas, envolvendo alguns critérios básicos, como: utilizar os dados disponibilizados pelo governo, Banco Central, órgãos reguladores, bancos e corretoras e agências internacionais. O profissional que irá preparar as projeções precisa definir bem os critérios e ter uma boa fonte de informações, sem inventar nenhum dado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.