Por dentro do Marketing Digital

O mundo está dinâmico demais! A internet trouxe às pessoas uma nova forma de se comunicar e, principalmente, muita praticidade para resolver diversos tipos de assuntos. As informações chegam ao nosso alcance a todo o momento (mesmo quando não estamos buscando por ela). Incrível, não? Claro! Então, é fundamental que todo o empresário – independente do porte do negócio, saiba aproveitar dos benefícios da internet a seu favor.

Desde sempre, fazer propaganda exigiu muito cuidado, técnica, critério e estratégia. Quem é você e o que você vende? Como você quer ser visto e como quer ser lembrado? Quem você quer atender e como fidelizará seus clientes? Essas são apenas algumas perguntas essenciais para o bom marketing do seu negócio e fortalecimento da sua imagem, principalmente na internet.

Quem nunca ouviu falar em marketing digital? Quem ainda não o faz, sofre sérios riscos de perder espaço para a concorrência. O marketing digital trabalha a imagem de uma empresa ou profissional autônomo no mundo virtual, de forma a atrair novos negócios, criar relacionamento e desenvolver uma identidade da marca.

Por possuir uma série de vantagens, a procura por pessoas que executam o marketing digital cresce cada vez mais, principalmente nos mercados B2B (Business To Business – sigla referente a transações feitas entre duas empresas, como fornecedor e empresa) e B2C (Business to Consumer – termo usado para transações feitas entre empresa e consumidor final).

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite direcionar melhor a campanha para um determinado público-alvo, pois facilita a mensuração de resultados, métricas, entre outras vantagens, como: alcance global (não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos no ambiente digital); interatividade (o marketing deixa de ser uma via de mão única); dados (toda vez que o consumidor interagir com a ação do marketing, mais fácil para empresa adquirir informações mais precisas e definir um perfil do público) e tempo real (tudo pode ser acompanhado just-in-time por meio da internet).

Outro ponto positivo do marketing digital está em oferecer conteúdos originais e relevantes sobre algum determinado produto, serviço ou ideia a fim de vendê-los. Por meio dos conteúdos também é possível tornar a empresa autoridade no assunto, tudo isso feito através do marketing de conteúdo.

Deste modo, o marketing digital juntamente com o marketing de conteúdo, oferece um leque abrangente de estratégias a serem trabalhadas diante de uma marca, como por exemplo: links patrocinados, SEO e mídias sociais.

BLOG

Considerado um dos principais canais do marketing digital, o blog permite que a empresa seja perita no assunto do segmento que atua, além de interagir com o público e, principalmente, transformar visitantes em possíveis clientes.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma das ações fundamentais do marketing no mundo digital, pois tem como objetivo melhorar a sua posição na busca orgânica do Google e em outros sites de pesquisas. Neste caso, um bom trabalho de SEO envolve diversas tarefas, que vão desde aperfeiçoar o site para que ele carregue rápido e tenha uma melhor funcionalidade nos smartphones, até a criação de um bom conteúdo, incluindo palavras chaves, hiperlinks entre outras.

Links patrocinados

Uma ótima opção para aumentar as vendas, gerar leads (conversão em potenciais clientes) e fazer campanhas promocionais. Campanhas pagas costumam dar retorno rápido, basta saber qual plano é mais vantajoso para a empresa.

E-mail marketing

A comunicação por e-mail continua firme e forte, e está entre os canais favoritos de praticar o marketing digital, pois é um canal de contato direito com os clientes.

Redes sociais

As mídias sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, etc, ajudam a fortalecer a marca, além de cuidar da reputação da empresa e divulgar produtos e serviços. As redes sociais também são ótimas para aproximar o público da marca. Os resultados desta ação vêm a médio e longo prazo.

Marketing em vídeos

Os usuários da internet estão consumindo bastante os conteúdos em vídeo no lugar de informações escritas. Em 2017, 69% de todo o tráfego na Internet foram por plataformas de vídeo, como YouTube e Vimeo.

Inbound marketing

Por fim esta ferramenta une todas essas estratégias, proporcionando resultados reais e frequentes.

Como escolher uma agência de marketing digital

Diversos empreendedores preferem entregar a tarefa de gerenciamento dessas ações para uma agência de marketing digital. Ótimo! Afinal, não é todo mundo que tem capacidade e conhecido para gerir esta atividade com produtividade e efetividade. Entretanto, antes de fechar o contrato, é importante verificar como as agências trabalham e como elas oferecem esse serviço. O mundo está cada vez mais tecnológico e as empresas não podem mais ficar de fora do ambiente digital, principalmente em tempos de crise. Lembre-se que o marketing digital colabora para que muitos empreendimentos cresçam, aumentem as vendas e conheçam seus públicos.

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