Quarteirão da Saúde retoma atendimento de forma gradual

Com o retorno do atendimento do Ambulatório de Especialidades Quarteirão da Saúde – QS –, em Diadema, os pacientes que aguardavam consulta antes da pandemia, voltaram – desde o dia 11 de maio – a passar pelas especialidades. A medida é gradativa e tem o objetivo de atender às necessidades de saúde dos pacientes crônicos.

Estão sendo chamados os pacientes com prioridade clínica mediante avaliação da equipe de médicos reguladores. O aviso para comparecer ao agendamento é realizado pela UBS – Unidade Básica de Saúde – de referência do usuário. Até 15 de junho, foram realizados 1.268 atendimentos, o que representa 63% dos agendamentos para o período.

“Nesse primeiro mês, o absenteísmo chegou a 37%, um índice que, neste momento, faz sentido, considerando a recomendação de isolamento social. Entendemos isso como um cuidado e reflexo da prudência dos munícipes diante do cenário de pandemia”, explicou o coordenador da Atenção Especializada Ambulatorial, Flavius Albieri.

Como funciona

Estão entre as especialidades que iniciaram atendimento: alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia infantil, enfermagem, hematologia, nefrologia adulto, neurologia adulto, nutrição, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia.

A oftalmologia atende casos de urgência e retomará a agenda posteriormente. Os exames endoscópicos e de tomografia estão restritos a pacientes internados no Pronto Socorro e no Hospital Municipal. Permanecem suspensos os serviços de acupuntura, pelo contato profissional/paciente, e de teste ergométrico, pela geração de aerossóis no ambiente.

Os atendimentos são realizados a cada hora, diminuindo o volume de pacientes no serviço, com realização de triagem na entrada. A triagem permite o ingresso do paciente no serviço apenas 15 minutos antes do horário de agendamento, com uso de máscara e após higienização das mãos com álcool gel. Não é autorizada a entrada de acompanhantes, exceto nos casos previstos em lei. O piso da área externa foi sinalizado para que a população respeite o distanciamento de 1,5m e as cadeiras no interior do QS estão sinalizadas para que um usuário não sente próximo a outro.

Trabalhadores administrativos, médicos e equipe de enfermagem que prestam atendimento aos pacientes utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados, como máscara, avental e escudo facial.

Gestantes

 O fluxo de exames específicos do pré-natal é realizado em andar distinto das consultas, a fim de preservar as gestantes. Portas e janelas estão sempre abertas em todas as áreas comuns e consultórios médicos. Além disso, os atendimentos médicos são agendados também a cada 60 minutos para que não ocorra encontro entre pacientes e não haja aglomeração em sala de espera.

O secretário municipal da saúde, Luís Cláudio Sartori, ressaltou ainda que a iniciativa está em constante avaliação. “O plano de retomada dos serviços de saúde prevê um retorno gradativo à normalidade, sempre considerando a evolução da pandemia, a situação epidemiológica do município e a segurança de trabalhadores e munícipes”, afirmou.

Serviço:

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS)

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

 

Fonte: Prefeitura de Diadema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *